NOTÍCIAS

03/12/2020  |  Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas

Confusão generalizada na semifinal da Série B tem oito punidos

Foto: Ascom/TJD-AM

Confusão generalizada trouxe ao Tribunal oito denunciados: seis jogadores, um dirigente e a própria EPD

 A Terceira Comissão Disciplinar, presidida por Nilton Ferst, julgou nesta quarta-feira, 02 de dezembro, entre os processos em pauta, uma infração  ocorrida pelo Campeonato Amazonense da Série B. A partida, semifinal era JC Futebol Clube e EC Tarumã, no dia 19 de novembro. Uma confusão generalizada trouxe ao Tribunal  oito   denunciados da EPD EC Tarumã: seis jogadores, um dirigente (presidente do conselho deliberativo do clube) e a própria EPD EC Tarumã.

 
 
 
De acordo com a súmula  ¨ APÓS A MARCAÇÃO DE UM TIRO PENAL AOS 45+6 DO SEGUNDO TEMPO, CONTRA A EQUIPE DO E.C TARUMÃ,QUANDO EU ANTONIO CARLOS P. FRUTUOSO ARBITRO DA PARTIDA, PROVIDENCIAVA O REINICIO DO JOGO, OS SENHORES JOGADORES Nº14, CLEITON BORGES CALDAS, SR Nº 6 MATHEUS FELIPE FREITAS DOS ANJOS, SR Nº19 KAYQUE VIANA DA CONCEIÇÃO,SE DIRIGIRAM EM DIREÇÃO AO MEU ASSISTENTE 1 SR UESCLEY REGISON PEREIRA DOS SANTOS, PARA QUESTIONAR LANCES QUE OCORRERA DENTRO DE CAMPO, FOI NESSE MOMENTO QUE OS JOGADORES Nº17 SR NATHAN VINICIUS TOMAZINI E O SR Nº18 LUCAS OLIVEIRA PEQUENO DOS SANTOS, PARTIRAM PRA CIMA DO MEU ASSISTENTE O AGREDINDO COM SOCOS, EMPURRÕES E PONTAPÉ. INEXPLICAVELMENTE INVADIRAM O CAMPO DE JOGO O JOGADO QUE JÁ HAVIA SIDO EXPULSO POR MIM, Nº15 SR BRUNO FERREIRA SILVA E O SR EVANILTON FERREIRA DA SILVA JUNIOR , PRESIDENTE DO CONCELHO DELIBERATIVO DO TARUMÃ, AMBOS PARTIRAM PRA CIMA DO ASSISTENTE COM CHUTES , SOCOSE PONTAPÉ INCENTIVANDO OS DEMAIS JOGADORES DO TARUMà A CAUSAR O TUMULTUO NO JOGO COM BRUTALIDADE,AGRESSIVIDADE E COVARDIA. FOI QUANDO O POLICIAMENTO SE FEZ PRESENTE UTILIZANDO GÁS DE PIMENTA PARA DISPERSAR OS JOGADORES DESCONTROLADOS E ALTERADOS DA EQUIPE DO E.C TARUMà¨.
 
 
 
Os denunciados,  foram incursos nos artigos  213 ¨Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir I- desordens em sua praça de desporto ; II - invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo;  ; III - lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo.  , 257  “participar de rixa, conflito ou tumulto”¨, 257-B, 258¨ Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código¨, 258-B ¨ “invadir local destinado à equipe de arbitragem, ou o local da partida, prova ou equivalente, durante sua realização, inclusive no intervalo regulamentar¨. 
 
 
Funcionou na defesa da EPD EC Tarumã, o Dr. Oscar Mota de Oliveira.
 
 
 
Resultado do Julgamento do Processo Disciplinar Desportivo Nº 073/2020 
 
 
Por unanimidade dos votos, CONDENAR o atleta Bruno Ferreira Silva, a pena de SUSPENSÃO de 01 (uma) partida nos termos do artigo 258 do CBJD e 03 (três) partidas nos termos do artigo 258-B do CBJD, totalizando 04 (quatro) partidas. Observada a detração. 
 
 
Por unanimidade dos votos, CONDENAR o atleta Cleiton Borges Caldas, a pena de SUSPENSÃO de 01 (uma) partida nos termos do artigo 258-B do CBJD e 04 (quatro) partidas nos termos do artigo 257 do CBJD, Caput, totalizando 05 (cinco) partidas. Observada a detração. 
 
 
Por unanimidade dos votos, CONDENAR o atleta Matheus Felipe Freitas dos Anjos, absolvido do artigo 258-B e aplicada a pena de 02 (duas) partidas nos termos do artigo 257, Caput do CBJD. Observada a detração. 
 
 
 Por unanimidade dos votos, CONDENAR a atleta Kayque Viana da Conceição, a pena de SUSPENSÃO de 01 (uma) partida nos termos do artigo 258-B do CBJD e 04 (quatro) partidas nos termos do artigo 257 do CBJD, totalizando 05 (cinco) partidas. Observada a detração.  
 
 
Por unanimidade dos votos, CONDENAR o atleta Nathan Vinicius Tomazin, a pena de ADVERTÊNCIA nos termos do artigo 258-B, §2º do CBJD e a  SUSPENSÃO de 02 (duas) partidas nos termos do artigo 257 do CBJD. Observada a detração.  
 
 
Por unanimidade dos votos, CONDENAR o atleta Lucas Oliveira Pequeno dos Santos, a pena de SUSPENSÃO de 01 (uma) partida nos termos do artigo 258-B do CBJD e 04 (quatro) partidas nos termos do artigo 257, Caput, do CBJD, totalizando 05 (cinco) partidas. Observada a detração. 
 
 
 Por unanimidade dos votos, ABSOLVER o presidente do conselhor deliberativo do clube, Sr. EVANILTON FERREIRA DA SILVA JUNIOR, do artigo 257, Caput do CBJD. CONDENAR a pena de SUSPENSÃO de 01 (uma) partida nos termos do artigo 258 do CBJD e 02 (duas) partidas nos termos do artigo 258-B do CBJD, totalizando 03 (três) partidas. Observada a detração.  
 
 
 Por maioria dos votos, CONDENAR a EPD ESPORTE CLUBE TARUMÃ, a pena de MULTA de R$ 1.000 (mil reais) com fulcro nos termos do artigo 213, inciso III e artigo 182-A do CBJD.
 
 
 
Ascom/TJD-AM
 
 

MAIS NOTÍCIAS

TRIBUNAL DE JUSTICA DESPORTIVA DO AMAZONAS
Rua Rio Purús, n° 29 - Conjunto Vieiralves
Tel.: (92) 3199-4242
Copyright © TJDAM 2018-2021. Todos os direitos reservados.